Aqui você cresce sempre mais

Este ambiente será dedicado à alunos dos cursos de Arquitetura e Engenharia (s) com o objetivo de aprofundar o conhecimento à respeito da execução de sistemas de construção à seco.

O que é o Drywall?

Drywall é uma expressão em inglês que tem a tradução: “Parede seca”, ou seja, não existe a necessidade do uso de argamassa para a sua construção, como na alvenaria.
Drywall é uma tecnologia que substitui as vedações internas convencionais (paredes, tetos e revestimentos) de edifícios de quaisquer tipos, consistindo de chapas de gesso aparafusadas em estruturas de perfis de aço galvanizado. Esta tecnologia já é utilizada na Europa e nos Estados Unidos há mais de 100 anos e no Brasil este sistema veio ganhando espaço nos últimos anos devido a seus inúmeros benefícios.
O sistema drywall consiste numa edificação de paredes de gesso que são mais leves e com espessuras menores que as das paredes de alvenaria. São chapas fabricadas industrialmente mediante um processo de laminação contínua de uma mistura de gesso, água e aditivos entre duas lâminas de cartão. Tais sistemas são usados somente em ambientes internos das edificações, para os fechamentos externos, o sistema deverá utilizar perfis de aço estruturais (steel frame) e chapas cimentícias (resistentes à ação de ventos e chuvas).
O método está sendo muito utilizado na construção civil, principalmente para áreas comerciais. As paredes de gesso drywall permitem instalações elétricas e hidráulicas através do sistema de fixação a pólvora em tetos ou aparafusadas em perfis de aço galvanizado. Além disso, adaptam-se a qualquer estrutura, como aço, concreto ou madeira.
A montagem do sistema drywall é fácil, com redução de prazo de entrega e, consequentemente, custos menores. Com o sistema, há um ganho de área útil que pode chegar a 4% a cada 100 m² e as paredes têm superfície lisa e precisa, diminuindo custos na preparação da superfície para a pintura. Como as paredes são mais leves que o sistema de alvenaria tradicional, o sistema de parede de drywall mais simples (W-111 que corresponde a uma linha de perfil e uma chapa de cada lado) pesa cerca de 25Kg contra 150 kg de uma parede de alvenaria, consegue-se com a utilização deste sistema uma redução no custo das fundações e estruturas da edificação.
As chapas de gesso devem ser produzidas de acordo com as seguintes Normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): NBR 14715:2001 e NBR 14716:2001.

O que é cada cor nas chapas?

Há três tipos de chapa, que se diferenciam pelo tom da cobertura de papel-cartão. A face do cartão deve voltar-se sempre para o lado do acabamento:

– VERDE (RU): Com silicone e aditivos fungicidas misturados ao gesso, permite a aplicação em áreas úmidas (banheiro, cozinha e lavanderia).

– ROSA (RF): Resiste mais ao fogo por causa da presença de fibra de vidro na fórmula agindo em conformidade com a norma técnica do corpo de bombeiros que prevê a resistência mínima ao fogo de 120 minutos.

– BRANCO (ST): É a variedade mais básica (Standard), amplamente empregada em forros e paredes de ambientes secos.

Como funciona a escolha do sistema e dimensionamento da estrutura?

O dimensionamento da estrutura para sistemas em drywall é feito segundo a norma ABNT NBR 15758-2009, Parte 1 (Sistemas de paredes); Parte 2 (Sistemas de forros); Parte 3 (Sistemas de revestimentos). Onde, nela, podem ser analisados os critérios de desempenho segundo tipo de estrutura, espaçamento de perfis, quantidade de chapas em função do pé direito a ser atendido. Pode-se ainda verificar a redução de dB proporcionada por cada sistema, com uso ou não de lã mineral. Além de todos os requisitos de montagem em geral.